- Área: 160 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:JAG Studio
-
Fabricantes: Dolmen, Maderas Pedro, Marriott
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma arquitetura que se apropria da ideia do tradicional e flexível como modo de habitar a cidade.
O projeto deveria captar a essência do entorno, o estilo de vida do usuário, livre e aberto à novas experiências compartilhadas em um espaço multifuncional.
A residência Zancos está localizada em Villamil, província de Guayas, Equador, uma cidade satélite de Guayaquil, com uma população de 33.560 habitantes, onde na época da colônia foi um porto de pescadores, assentado sobre antigos povoados indígenas que mantem a tradição na atualidade. Em 1982, a UNESCO declarou General Villamil Playas como o segundo melhor clima do mundo depois de um lugar montanhoso na Austrália. A cidade também é conhecida por seu artesanato.
A proposta trata-se de um envoltório composto por tijolos, que também é um material tradicional na região, não utilizando vidros nas janelas e incorporando elementos tradicionais como as venezianas, que permitem a ventilação e sombra necessárias para o clima tropical do lugar.
Apresenta-se um plano horizontal elevado, suspenso por um sistema de pilares de madeira que servem de apoio e sustentação para as paredes e cobertura, tendo como objetivo desenvolver, por meio de uma arquitetura própria do trópico, uma proposta que cumpra com as necessidades do cliente. No térreo, e integrada com o exterior e suas atividades cotidianas, encontra-se uma área social que também se fecha em si mesma, e abre-se para o interior da casa, como espaço de descanso com redes. Dessa maneira, criam-se micro-climas por meio do material e suas novas funções.
Por meio do material escolhido e do programa arquitetônico do projeto, são ressaltadas diferentes lógicas de implementação dos tijolos para criar privacidade e permeabilidade.
Definir uma resposta de moradia que, por meio de diferentes estratégias, como a aplicação de princípios de desenho sustentável, siga o processo de busca por soluções urbanas mais próximas da realidade, das nossas tradições e otimização de recursos, foi o objetivo desse projeto.